Mostrei aqui alguns dias atrás uma imagem tirada a partir da órbita de Marte em que se conseguia distinguir o veículo robotizado, a Oportunidade, nas imediações da Cratera Vitória, num local baptizado Cabo Verde. A equipa que controla a Oportunidade quer eventualmente descer até ao fundo da cratera, mas a tarefa não é fácil. Esta é uma imagem tirada pela Oportunidade de um promontório que se encontra no outro lado da Baía dos Patinhos, o Cabo Frio. Os cientistas adicionaram nesta imagem uma representação digital do veículo, importante para se ter uma ideia da escala dos obstáculos e inclinação do terreno. Não se consegue distinguir bem nesta imagem mas a Oportunidade virtual está lá longe, um pouco abaixo do canto superior esquerdo. [... ler mais]
Nesta ampliação por um factor de três já se consegue ditinguir com clareza a Oportunidade e vê-se quão íngreme é o Cabo Frio.
Aumentando ainda mais três vezes a ampliação torna-se evidente que este não é o local onde se queira tentar investir para a Vitória.
Esta é uma panorâmica já com uma certa idade, obtida no dia 28 de Setembro de 2006, 952 dias marcianos após o início da missão. O pequeno robô continua a rodear a cratera em direcção a um local mais favorável. A equipa de investigadores da missão dos veículos marcianos tem um conjunto de alvos que parecem adequados, mas até se conseguir uma visão deste tipo não podem existir certezas. De qualquer forma, o veículo ultrapassou em muito o inicialmente planeado (90 dias marcianos), e tem que se arriscar um pouco, pois nunca se sabe quando pode pura e simplesmente deixar de funcionar.
Ficha técnica
Imagem retirada desta página da NASA.
sexta-feira, outubro 27, 2006
Oportunidade virtual espreita a Vitória na borda do Cabo Frio
Por CDG laço permanente
Etiquetas: Marte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário