Na maioria das vezes em que falo aqui da sonda espacial Cassini as honras vão para as muitas luas do sistema saturniano, em especial Encélado ou Titã. Desta vez o destaque vai no entanto para Satuno, ou mais exactamente para algo de gigantesco, e com um aspecto realmente peculiar, que existe no pólo Sul desse planeta gigante. Quando vi esta imagem pela primeira vez, nas páginas da Cassini, pensei que era algum engano, e que estava a ver algum tipo de endoscopia, mas não, é mesmo uma imagem planetária. Esta coisa é uma espécie de equivalente saturniano de um furacão terrestre.[... ler mais]
No dia 11 de Outubro de 2006, a 340,000 km de Saturno, a sonda espacial Cassini lançou o olhar dos seus instrumentos sobre um turbilhão imenso, com qualquer coisa como 8,000 km de diâmetro. A estrutura das várias camadas de nuvens era acentuada pelas sombras das nuvens e, sabendo o ângulo do Sol, essas sombras permitiram aos cientistas estimar que as nuvens na periferia do turbilhão estariam 30 a 75 km acima das nuvens do centro. Os ventos no exterior deste imenso vórtice tinham uma velocidade a rondae os 550 km por hora. O comunicado de imprensa, de onde retirei esta imagem, indica ainda que esta estrutura, com paredes de nuvens em torno de um "olho", só tinha sido observada nos furacões da Terra. A Grande Mancha Vermelha de Júpiter, por exemplo, embora muito maior, não mostra nada disso. A grande tempestade de Saturno é no entanto diferente dos furacões da Terra em vários aspectos: está fixa no pólo, não andando à deriva como os furacões terrestres, e não se forma sobre um oceano de água líquida. Este imenso furacão pode ser visto em filme (ver ficha técnica) onde o movimento giratório das nuvens pode ser observado. Nesse filme mostram-se 14 imagens, alinhadas para que o planeta apareça como estacionário. É realmente estranho.
Ficha técnica
Inspiração para o texto e imagem acompanhando esta contribuição a partir desta página da NASA, que inclui também apontadores para um filme nos formatos quicktime e mpeg.
quarta-feira, novembro 15, 2006
Olhar o olho tempestuoso de Saturno
Por CDG laço permanente
Etiquetas: Saturno e suas luas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário