O veículo robotizado Oportunidade, de que falei recentemente, continua a deambular tranquilamente pela paisagem marciana. A Oportunidade está muito próxima do equador marciano pelo que as estações pouco se fazem sentir. Esse não é o caso do seu irmão, o Espírito, que teve que enfrentar o Inverno Marciano. Da última vez que falei dele, foi para dizer que tinha atingido em segurança um abrigo. Ainda lá se encontra, e parece ter escapado em boas condições às condições mais adversas. No início de 2007, com a chegada da Primavera na região de Marte onde se encontra, deverá voltar a mexer-se. Por enquanto tem andado a recolher imagens da vizinhança do seu abrigo. Este panorama foi completado a 17 de Agosto de 2006, e consiste de 1449 imagens, correspondendo a um volume de dados em bruto de quase 500 Megabytes. Foi lançado hoje para celebrar uma data especial. [... ler mais]
Os dias em Marte não são muito diferentes dos dias na Terra, duram apenas um pouquito mais: 24 horas, 39 minutos, 35 segundos. Desde que está em Marte o pequeno veículo robotizado Espírito viu o Sol nascer 1,000 vezes. Não deixa de ser um feito extraordinário para uma missão que devia ter visto apenas 90 sóis. Cumpre-me desejar ao Espírito uns felizes 1000 sóis, e esperar que conte muitos mais.
A imagem que descarreguei é gigantesca, um jpeg de 22348x5771 pixels, 74.8 Mbytes. Eis aqui os quadros que se obtêm com uma ampliação da imagem acima por um factor de 4.
O terreno nesta imagem mostra muitos fragmentos rochosos de cor escura, que se pensa serem de origem vulcânica. Os rastos do veículo, em particular aqueles escavados por uma das rodas que já não rola, mostram evidências de sais ricos em enxofre, que existem no material logo abaixo da superfície. Trata-se do material que forma o trilho brilhante na imagem abaixo.
Nesta paisagem a maioria das rochas são de origem vulcânica, mas nem todas. Algumas serão extramarcianas, como as duas mais claras próximas do centro, ligeiramente para a direita, que deverão ser meteoritos.
Finalmente eis uma colina que tem sido uma visão algo familiar nas imagens do Espírito desde meados de 2005.
Devo notar que a partir do panorama que descarreguei poderia produzir um mosaico com mais de 500 imagens, cada uma com dimensões semelhantes a esta, caso optasse pela resolução máxima. É realmente extraordinário.
Ficha técnica
Imagem e inspiração para o texto retiradas desta página da NASA
quarta-feira, outubro 25, 2006
O fascínio dos números redondos
Por CDG laço permanente
Etiquetas: Marte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário