A câmara de alta resolução (HIRISE) na sonda espacial da Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, tem produzido imagens deslumbrantes de alta resolução da superfície de Marte. Tem em particular olhado para os locais onde deambula o rover Oportunidade. Não se trata de produzir apenas imagens para mostrar na imprensa. É importante para efeitos de calibração, e para ter uma imagem mais correcta do que se está a passar, poder comparar uma vista no local, com uma visão a uma escala mais alargada. Uma das regiões que a HIRISE observou foi o local onde se processou a aterragem (ou aterrisagem para quem prefere o português do Brasil) do veículo de descida que transportava o rover. Por incrível que possa parecer encontrou os vestígios da quente e dramática entrada que descrevi na última contribuição. [... ler mais]
As imagens da HIRISE têm uma tal resolução que permitem ver o local do impacto e os bocados em que se partiu o escudo térmico que protegia o veículo do aquecimento durante a descida na atmosfera marciana. Ainda se vê a cratera resultante desse impacto e os dois bocados em que se fragmentou o escudo térmico. É extraordinário, lá longe a uma distância imensa, em órbita de Marte, um instrumento construído pelos seres humanos observa destroços de um outro dispositivo feito por seres humanos. Mas a história não acaba aqui. A próxima contribuição vai continuar a saga da descida, menos escaldante, mas não menos espectacular.
Nota importante: é aterragem sim senhor, não me mandem mensagens de que deveria ser "amartar" ou algo do género. O "terra" em aterrar/aterrisar não designa o planeta Terra, mas sim terra, que é como quem diz o chão, o solo, ou mesmo uma localidade: "a minha terra". Faz tanto sentido dizer amartar em vez de aterrar como referir um bocado de chão em Marte como um marteno em vez de um terreno.
Ficha técnica
Imagem e inspiração para o texto a partir desta página da Universidade do Arizona.
quinta-feira, dezembro 07, 2006
Uma Oportunidade da Terra a Marte: vestígios de uma descida escaldante
Por CDG laço permanente
Etiquetas: Marte
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
UAU!
Até suei aqui nessa aterrisagem! :)
Simplesmente, lindo.
Enviar um comentário