sábado, setembro 16, 2006

Afinal sempre há algo da Xena no 2003 UB313

Como eu referi aqui na contribuição anterior, o 2003 UB313, o corpo celeste anteriormente alcunhado de Xena, ganhou um nome oficial. Passou de uma princesa guerreira, que desancava todos os homens, ou deuses, que encontrasse pelo caminho, e com uma relação ambígua com a sua parceira Gabrielle, para a deusa grega da desordem e do caos, Eride (ou Éris?). [... ler mais]

Filha de uma outra deusa sombria, Nix (a Noite), Eride era um personagem que só estava bem quando impelia os homens à guerra. O correspondente nome latino dessa deusa grega é Discórdia. A lua do corpo celeste anteriormente chamado Xena era alcunhada de Gabrielle (claro) e também ela ganhou um novo nome, Disnomia, filha de Eride, e que significa ilegalidade. Ora neste nome há pelos vistos uma homenagem escondida à Xena.

Para perceber a relação é preciso recordar que Mike Brown, o descobridor do corpo celeste agora designado por Eride, e o proponente dos novos nomes, é Natural dos Estados Unidos da América, logo anglófono. Em inglês ilegalidade diz-se lawlessness, e a actriz que desempenhava o papel da Xena chama-se Lucy Lawless. Não estou a inventar, podem consultar aqui o blog de Phill Plait sobre este assunto (em inglês). Ele falou directamente com Mike Brown que confirmou a coisa. Pelos vistos Brown era um verdadeiro fã da série televisiva.