A cerca de 25 milhões de anos-luz de nós, a M101 é uma espécie de versão gigante da Via Láctea, estendendo-se por 170 mil anos-luz em vez dos míseros 100 mil anos-luz da nossa galáxia. Possui também muitas mais estrelas: um milhão de milhões em vez de "apenas" 100 mil milhões como a nossa galáxia. A Equipa do Legado do Hubble acaba de lançar uma imagem de altíssima resolução da M101 conseguida juntando uma série de observações diferentes numa espécie de mosaico. Dados de observatórios na Terra foram utilizados para preencher alguns "buracos". [... ler mais]
Quem tiver paciência para descarregar a imagem de maior resolução, com mais de 450 Megabytes, pode fazê-lo aqui. Mesmo a imagem de resolução média é impressionante. O painel que se mostra na imagem acima contém, no canto superior esquerdo, uma panorâmica global, e depois detalhes correspondentes às regiões indicadas pelas pequenas caixas na panorâmica. Em relação à panorâmica estão ampliadas 10 vezes.
Para terem uma ideia do que se pode ver nas imagens de maior resolução, eis aqui uma ampliação da zona da pequena galáxia espiral no canto superior direito. Além de galáxias mais distantes, estas imagens mostram inúmeros enxames estelares. Cada um dos pontos azuis que aparecem apinhados são na verdade estrelas gigantes, muito maiores, muito mais massivas, e muito mais quentes que o Sol, condenadas e explodirem um dia como supernovas.
Eis outra parte da imagem principal, com mais galáxias, nuvens moleculares, enxames de estrelas e algo que me parece uma nebulosa planetária (a coisa esverdeada no meio da imagem do canto inferior esquerdo).
A descarregar e a apreciar.
quarta-feira, março 01, 2006
M101 em alta resolução
Por CDG laço permanente
Etiquetas: Além do sistema solar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário