segunda-feira, fevereiro 27, 2006

O primeiro cometa de 2006

Não se trata de uma notícia propriamente nova, afinal o novo cometa, catalogado como C/2006 A1, foi descoberto por Grzegorz Pojmanski da Universidade de Varsóvia, no dia 2 de Janeiro. Contudo, aqueles que habitam no hemisfério norte só agora conseguirão vislumbrá-lo. [... ler mais]

Trata-se de um cometa moderadamente brilhante, visível a olho nu. Aqueles que o quiserem observar não devem perder tempo, o cometa atingirá o brilho máximo no dia 5 de Março, após o que se afastará rapidamente do Sol. Hoje, dia 27 de Fevereiro, poderá ser visto no crepúsculo matinal, muito perto de Vénus, uns poucos graus para a esquerda e apenas ligeiramente acima. Trata-se de um cometa pobre em poeira com uma cauda bastante estreita mas claramente visível. Aqueles que tiverem binóculos ou pequenos telescópios não terão problemas em vê-lo se as condições atmosféricas o permitirem.

Na verdade a descoberta do cometa tinha-me passado ao lado, e só me apercebi no dia 15 de Janeiro através de uma comunicação no Rastos de Luz. Dados do cometa e imagens podem ser vistas numa página na Universidade de Varsóvia. Fotografias bonitas de Terry Lovejoy podem ser encontradas aqui.

Sem comentários: