terça-feira, novembro 01, 2005

Plutão aumenta o seu séquito

Plutão, o nono planeta do sistema solar, foi descoberto em 1930, e só em 1978 se veio a saber que possuía uma lua, Caronte. Recentemente, astronómos que utilizaram o Telescópio espacial Hubble para investigar Plutão dizem que Plutão tem não uma, não duas, mas sim três luas. Os dois objectos recém-descobertos parecem orbitar a cerca de 44000 km de Plutão, e são designados temporariamente por S/2005 P1 e S/2005 P2.[... ler mais]


A imagem acima apresenta uma visão artística do aspecto que o sistema planetário plutoniano teria visto de uma das novas luvas. Plutão é o objecto maior, Caronte encontra-se à esquerda de Plutão, e o pequeno disco brilhante à direita é a segunda lua. É óbvio que mesmo com o Telescópio espacial este nível de detalhe não é possível. Em baixo mostra-se o aspecto real das observações.


Nestas imagens tiradas com um intervalo de 3 dias, Plutão e Caronte são pequenos discos sem detalhes, acompanhados de 2 objectos que parecem ter uma órbita no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Caronte executa uma órbita no mesmo sentido mas muito mais rápida pois encontra-se mais perto de Plutão. Os supostos novos satélites naturais de Plutão são milhares de vezes menos brilhantes que Plutão e em imagens obtidas em observações anteriores de Plutão não são detectáveis, excepção feita a uma imagem de 2002.


As linhas a vermelho são as órbitas previstas para as duas novas luas, partindo das posições observadas em Maio de 2005. As imagens de 2002 mostram dois objectos de fraco brilho nesta trajectórias, o que parece confirmar a suposição de que se trata de satélites de Plutão. Só em Fevereiro, quando a equipa que descobriu os dois supostos satélites levar a cabo novas observações com o Hubble, se poderá confirmar se os dois objectos são de facto luas ou não. Apenas nessa altura a União Astronómica Internacional dará nomes aos novos objectos.

Mais informação pode ser encontrada nos sítios ofíciais da NASA e do Telescópio Espacial Hubble (em inglês apenas).

Sem comentários: