quinta-feira, março 30, 2006

A Soyuz de verde e amarelo

Numa mensagem anterior falei da substituição dos membros da missão 11 da Estação Espacial Internacional pelos membros da missão 12. Pois bem, neste momento a tripulação da missão 12 vai ser rendida pela missão 13. Eu sinto sempre um fascínio especial cada vez que seres humanos são enviados ao espaço, e não resisto a mostrar mais imagens da Soyuz. [... ler mais]


Em cima pode ver-se a Soyuz a aguardar o dia do lançamento, enquanto abaixo se mostra a Soyuz, já montada no gigantesco foguetão com quatro foguetes propulsores, a ser transportada para a plataforma de lançamento. O lançamento correu bem, e a Soyuz atingiu órbita cerca de 9 minutos depois do lançamento do cosmódromo de Baikonur no Casaquistão. Segundo os controladores de vôo russos tudo parece normal, os painéis solares abriram e o veículo encontra-se na órbita prevista. O acoplamento com a estação espacial está programado para a noite de dia 31 de Março. A missão 13 é constituída pelo comandante Pavel Vinogradov e pelo oficial científico da NASA Jeffrey Williams, que vão passar seis meses no espaço. Juntamente com estes elementos seguiu um terceiro astronauta, que marca a estreia de mais uma nação a enviar um homem para o espaço: o Brasil.


O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, é o primeiro a contar da esquerda, nesta foto tirada antes do lançamento. A bandeira do Brasil é bem vísivel no braço esquerdo. Seguem-se os astronautas russo e americano. Marcos pontes viaja com um contrato estabelecido entre o Brasil e a Agência Espacial da Federação Russa. Vai passar 8 dias no espaço, regressando a Terra no dia 8 de Abril, com os membros da missão 12. Mais imagens e informações podem ser encontradas nas páginas de NASA (em inglês).

Nota: o filme do lançamento da Soyuz pode ser visto no site oficial do Marcos Pontes.

Sem comentários: