A imagem astronómica não vem do sítio habitual mas foi por mim escolhida a partir das páginas do Telescópio Espacial Spitzer. O que estamos a ver é a que se assemelha uma região do céu nocturno, na vizinhança da Constelação do Dragão, após subtrair a luz proveniente de estrelas e galáxias. [... ler mais]
A imagem original é a que se mostra abaixo:
A região foi escolhida, por incrível que pareça, devido a possuir poucas estrelas e galáxias. A imagem obtida após retirar todas os objectos brilhantes não parece grande coisa, mostrando uma espécie de filamentos brilhantes e difusos separados por regiões escuras. Só que as aparências em Astronomia muitas vezes enganam, e poderemos estar a ver pela primeira vez um período importante na história do Universo. A imagem no início desta contribuição representa, segundo Kashlinsky e colegas, num artigo publicado na Nature (ref 1), um fundo de emissão cósmica produzido pelas estrelas nos 200 a 400 milhões de anos após o início do Universo. Esta seria a geração primordial de estrelas, produzida numa época em que o Universo consistia essencialmente de hidrogénio e hélio, e seria nestas estrelas que se formaram pela primeira vez quantidades apreciáveis de elementos pesados. Pensa-se que estas estrelas, chamadas de População III, seriam extraordinariamente massivas, cerca de 100 vezes a massa do Sol, e que "arderiam" muitíssimo depressa, vivendo alguns milhões de anos apenas. A imagem do topo corresponderia por isso a objectos que desapareceram há mais de 13,000 milhões de anos.
Eu voltarei a este tema com um texto mais alargado assim que conseguir acesso ao artigo da Nature, o que significa uma ida a uma biblioteca pois a Nature não é de acesso livre. Esta comunicação baseou-se no resumo do artigo da Nature e nos despachos para a imprensa que se podem encontrar nas páginas da NASA.
Referências
(ref 1) Kashlinsky A., Arendt R. G., Mather J. & Moseley S. H. Nature, 438. 45 - 50 (2005).
sexta-feira, novembro 04, 2005
As primeiras estrelas?
Por CDG laço permanente
Etiquetas: Além do sistema solar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário